Atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas em hospitais da rede estadual de saúde e SPAs devem ser afetados.
Da redação
Médicos que prestam serviços pelo Instituto de Trauma Ortopedia do Amazonas (ITO-AM) vão paralisar todas as atividades a partir desta quarta-feira(10), por tempo indeterminado. Atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas em hospitais da rede estadual de saúde e SPAs devem ser afetados.
A empresa ITO AM comunicou que em face do descumprimento do acordo firmado pela Secretaria de Saúde (Susam), seus sócios resolveram suspender os atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas e nos SPAs até que sejam regularizados os pagamentos.
Acordo
Em fevereiro, com 19 votos o pedido do governador Wilson Lima (PSC) de usar 40% dos recursos do FTI das prefeituras do interior para pagar salários atrasados de servidores terceirizados que atuam na capital nas unidades de saúde do Governo foi aprovado. O único voto contrário ao projeto foi do deputado de oposição Wilker Barreto (PHS).
Na proposta aprovada pelos parlamentares o governo poderá usar até 40% de todo o recurso que for arrecada do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI).
O valor poderá superar os R$ 350 milhões visto que dependerá da arrecadação ao longo do ano.
Desse percentual, a maior fatia de 80%, será gasto pelo governo para quitar pagamentos atrasados de empresas que prestam serviços para a secretaria de Saúde (Susam) nas unidades de Manaus. Os demais 20%, pouco mais de R$ 70 milhões a depender da arrecadação, serão divididos pelos municípios do Amazonas, com exceção de Manaus.
Leia o comunicado na íntegra
AVISO.
Os sócio médicos do ITO AM continuam sem receber pelos meses trabalhados de Outubro e dezembro de 2018; Os médicos conseguiram na Assembleia Legislativa a garantia da liberação do FTI porém, até o presente momento não saiu nenhum valor referente aos 33% do FTI _para nenhuma das empresas que aguardam desde Janeiro e que seriam referentes aos meses Outubro e Dezembro _. Há novamente promessas para pagamento de 33% do mês Dezembro, mas os médicos não receberam ainda nem o mês de fevereiro/19 que havia sido acordado para pagamento do mês trabalhado até o último dia do mês seguinte e nada aconteceu. O ITO Am lembra que Todo o processo das empresas para pagamento foi entregue à Susam em tempo hábil desde o dia 15/03. Os 112 profissionais do ITO Am atuam em nove unidades de saúde do estado: Danilo Corrêa, Zeno Lanzine, 28 de Agosto, HPS João Lúcio, Platão Araújo, Adriano Jorge, Pronto-Socorros infantis zona sul, zona Oeste e zona leste. As unidades de Urgência e Emergência _NÃO SERÃO AFETADAS NESTE MOMENTO_. Atenciosamente: ITO Am

Envie seu comentário