Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Estiagem na Amazônia deixa de ser problema ambiental e passa a desafiar a economia brasileira

Seca nos rios amazônicos já impacta logística, indústria e abastecimento; debate reúne especialistas na FGV
estiagem-na-amazonia-deixa-de-

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) da Fundação Getúlio Vargas, com apoio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), promove no dia 27 de julho (segunda-feira), às 19h (horário de Brasília), mais um episódio da série Diálogos Amazônicos, com o tema “Seca nos Rios Amazônicos: Clima e Economia”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da FGV EESP.

A estiagem dos rios amazônicos produz efeitos que ultrapassam as fronteiras da região Norte. A redução da navegabilidade impacta diretamente o escoamento da produção do (PIM) Polo Industrial de Manaus aumenta custos logísticos, afeta fornecedores de diversas regiões do país e influencia setores como comércio exterior, energia, mineração, agronegócio e abastecimento de insumos.

O encontro abordará os impactos das secas extremas registradas nos últimos anos sobre a navegabilidade dos rios, o abastecimento das populações, o transporte de cargas e a competitividade de setores econômicos da região. O debate também discutirá como ciência, gestão pública e iniciativa privada podem atuar de forma integrada para compreender, antecipar e responder aos efeitos das estiagens severas na infraestrutura hidroviária e na logística amazônica, fortalecendo a resiliência regional diante da crescente frequência de eventos climáticos extremos.

Convidados especiais:

  • Otto Luiz Burlier da Silveira Filho – Secretário nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos;
  • Marcello di Gregório – Diretor-presidente da Super Terminais;
  • Francis Wagner Silva Correa – Professor de Meteorologia da (UEA) Universidade do Estado do Amazonas

Moderação:

  • Márcio Holland – Professor de Políticas Públicas na FGV EESP e Colunista Broadcast/Agência Estado. Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. 

SERVIÇO:

Data: 27 de junho (segunda-feira)

Horário: 19h00 às 20h00

Transmissão: Canal no YouTube da FGV EESP

Para mais informações, acessehttps://evento.fgv.br/dialogosamazonicos2302/

Sobre o Diálogos Amazônicos

A série “Diálogos Amazônicos” tem o patrocínio do CIEAM (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Bic da Amazônia; Coimpa; Honda; Copag; Mondial; UCB da Amazônia; Visteon; Sinaees; Águas de Manaus; Super Terminais; Midea Carrier; Abraciclo; Simmmem; Impressora Amazonense; Fieam; Caloi; Tutiplast Indústria; Recorfama Indústria; GBR Componentes; Embalagem Placibras; Atem; Vinci; Bemol e Fundação Rede Amazônica.

Sobre o CIEAM

O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) é uma entidade empresarial com personalidade jurídica, ligada ao setor industrial, que tem por objetivo atuar de maneira técnica e política em defesa de seus associados e dos princípios da economia baseada na Zona Franca de Manaus (ZFM). Implementada pelo governo federal em 1967, com o objetivo de viabilizar uma base econômica no Amazonas e promover melhor integração produtiva e social entre todas as regiões do Brasil, a Zona Franca de Manaus é um modelo de desenvolvimento regional bem-sucedido que devolve aos cofres públicos mais da metade da riqueza que produz. Atualmente, são 600 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O estado do Amazonas tem 578.208 mil empregos, dos quais 134 mil são diretos do PIM e garantem a preservação de 97% da cobertura florestal do Amazonas. Encerrou 2025 com um faturamento de R$ 228 bilhões.

 

Leia mais 

Nestlé investirá R$ 540 milhões na fábrica de Araçatuba

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som