Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Suframa participa do lançamento do Hub de Inovação GBR em Manaus

A GBR Componentes da Amazônia atua no Polo Industrial de Manaus (PIM), com foco na fabricação de componentes eletrônicos
img-20260504-wa0017

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, nesta segunda-feira (4), do lançamento do Hub de Inovação GBR, na sede da GBR Componentes da Amazônia, no Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. O projeto conta com recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus, no valor de R$ 3,04 milhões, por meio do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI).

A GBR Componentes da Amazônia atua no Polo Industrial de Manaus (PIM), com foco na fabricação de componentes eletrônicos, equipamentos de informática e periféricos. A Suframa foi representada pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, e pelo economista da Coordenação-Geral de Gestão Tecnológica (CGTEC), Matheus Vaz.

A CFO da GBR, Rebecca Garcia, explicou que o Hub foi estruturado em parceria com a Venture Hub a partir de diretrizes do Conselho ESG da GBR, com foco na preparação para mudanças na indústria e na qualificação de pessoas. Segundo ela, a iniciativa considera os impactos das transformações tecnológicas no Polo Industrial e a necessidade de novas competências. “Esse espaço é para capacitar as futuras gerações, para que estejam preparadas para o futuro da Zona Franca de Manaus. A gente se preocupa com os nossos colaboradores e com os filhos deles diante de um cenário de transformação tecnológica”, afirmou.

De acordo com o especialista em inovação da Venture Hub, Cleber Santos, o projeto foi desenvolvido ao longo de mais de 12 meses e integra indústria 4.0 e bioeconomia. “O Hub de inovação da GBR é um ambiente que traz uma estratégia clara de convergência entre a indústria 4.0 e a bioeconomia, unindo preservação ambiental e inovação tecnológica para gerar valor e resultados para a indústria”, disse.

O Hub de Inovação da GBR foi projetado para atender até 72 pessoas em suas áreas de trabalho, além de contar com mais de 24 salas de reunião e um auditório com capacidade para 70 participantes. Considerando toda a estrutura, o espaço pode receber cerca de 160 pessoas simultaneamente.

A iniciativa, conforme explicou a Venture Hub, está estruturada em quatro pilares: desenvolvimento de cultura e talentos; geração de novos negócios, incluindo startups e soluções internas; eficiência operacional da indústria; e conexão entre empresas, universidades, centros de pesquisa e mentores.

O gestor do Hub de Inovação GBR, Gabriel Álamo, destacou que as atividades do projeto começaram antes mesmo da inauguração do espaço físico, com iniciativas voltadas à conexão entre ideias e atores do ecossistema. Segundo ele, o Hub já promoveu centenas de interações por meio de programas e parcerias. “Mesmo antes da inauguração, o Hub já vinha cumprindo seu papel, com mais de 500 conexões realizadas com o ecossistema local, além de iniciativas que ajudaram a tirar ideias do papel. A estrutura física agora amplia essa capacidade e deve atrair novas startups e projetos”, afirmou.

O superintendente-adjunto Waldenir Vieira destacou a aplicação dos recursos de PD&I na região. “A Suframa tem trabalhado para melhorar a utilização dos recursos de P&D na Amazônia Ocidental e Amapá. Iniciativas como essa mostram que estamos no caminho e contribuem para o surgimento de novos negócios e para o fortalecimento do ecossistema”, afirmou.

Texto: Layana Rios

Informações: imprensa@suframa.gov.br

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som