Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Economia

IPC dos EUA fica abaixo do esperado, tranquiliza mercado e favorece taxa de juros estável

Por John Kerschner, diretor global de produtos securitizados e gestor de portfólio da Janus Henderson
dolar-billie-fundo-do-dinheiro
jcomp/Freepik

Os dados do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) dos Estados Unidos, anunciados nesta sexta-feira (13), mostraram um índice geral de 0,17%, resultando em uma variação anual de 2,39%, enquanto o núcleo do IPC ficou em 0,30%, ou 2,51% em relação ao ano anterior.

Ambas as medidas ficaram abaixo das expectativas do mercado, levando aos menores números anuais para a inflação geral do IPC desde o início do segundo trimestre de 2025, antes que os efeitos das tarifas pós-Libertação realmente começassem a se fazer sentir. Para o núcleo do IPC, esta foi a menor leitura anual em mais de cinco anos, quando a inflação pós-Covid começou a impactar o mercado.

O destaque dos números de hoje para nós vem da medida de Aluguel Equivalente ao Proprietário (OER), que ficou em 3,25% em relação ao ano anterior – o nível mais baixo desde outubro de 2021, comprovando que a acessibilidade à moradia continua a progredir, embora em ritmo lento.

Embora normalmente esses tipos de leituras de inflação levassem o Fed a prosseguir com a continuidade dos cortes nas taxas de juros, os robustos números de emprego divulgados na quarta-feira significam que aparentemente estamos entrando em uma economia “medalha de ouro”, com forte crescimento do PIB, um mercado de trabalho estabilizado e inflação mais baixa em todos os setores.

Não surpreendentemente, o mercado está recebendo esses números com tranquilidade, com o mercado de títulos apresentando uma leve alta após uma grande valorização nos últimos dias devido à queda do mercado de ações. O mercado de títulos está basicamente dizendo aos investidores “não há nada com que se preocupar” e continua a precificar cerca de dois cortes nas taxas de juros até o final de 2026.

Olhando para o futuro, esperamos que esse ambiente de crescimento relativamente forte, impulsionado por maiores restituições de impostos do OBBB, um mercado de trabalho em melhora e uma tendência contínua de inflação mais baixa, mantenha as taxas de juros em uma faixa estável enquanto aguardamos a nova perspectiva de Kevin Warsh no Fed, quando ele assumir o cargo em maio.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som