Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Indústria de materiais de construção registra alta

Após encontro de CEOs, ABRAMAT divulga nova edição do índice setorial que aponta leve melhora mensal, porém encerra o ano com retração
construcao-civil-fecha-primeir
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulga nesta segunda-feira (15) a nova edição do Índice ABRAMAT, levantamento mensal produzido com exclusividade pela consultoria ECCONIT, após encontro de CEOs realizado na sede da entidade em São Paulo.

Em novembro de 2025, o faturamento da indústria de materiais, na comparação com o mês anterior e considerando o ajuste sazonal, apresentou expansão de 1,1%. Em relação ao mesmo mês de 2024, entretanto, houve queda de 1,4%.

A projeção de fechamento de 2025 aponta retração de 0,5%, refletindo um ano marcado por desaceleração da demanda, custos pressionados e maior seletividade nos investimentos do setor.

Apesar da recuperação pontual em novembro, o setor ainda enfrenta um cenário desafiador, e o crescimento sustentável dependerá da retomada mais firme da atividade econômica e da confiança do investidor”, afirma Paulo Engler, presidente da ABRAMAT.

Entre os segmentos, estima-se que o faturamento deflacionado dos materiais básicos tenha diminuído 1,4% em relação a novembro de 2024, enquanto os materiais de acabamento também registraram contração de 1,4%. Na comparação com outubro, com ajuste sazonal, as estimativas apontam aumento de 1,3% para os básicos e de 0,8% para os de acabamento.

O Índice ABRAMAT/ECCONIT é um dos principais termômetros da indústria nacional de materiais de construção, reunindo dados econômicos estratégicos para o setor e auxiliando na tomada de decisões de empresas, governo e agentes de mercado.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas, situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor. Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão de obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia ECCONIT desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som
Clique no vídeo para ativar o som