Um acidente chocou o centro de Manaus na manhã deste domingo (23), transformando a instalação de um símbolo natalino em tragédia. Um homem morreu e outro ficou ferido após um guindaste, utilizado na montagem da árvore de Natal no Largo de São Sebastião, tombar no local.
O equipamento, operado pela empresa contratada pelo Governo do Amazonas, desabou por volta das 10h. As vítimas eram funcionários envolvidos na operação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram imediatamente acionados para a operação de resgate.
Vítima Vestida de Papai Noel
Em cenas de forte impacto que rapidamente circularam pelas redes sociais, foi registrado o momento em que o operador do guindaste, curiosamente vestido com a fantasia de Papai Noel, tentava escapar do equipamento, pulando antes da queda total.
As duas vítimas foram socorridas e encaminhadas a uma unidade de saúde da capital. No entanto, uma delas não resistiu à gravidade dos ferimentos e faleceu ao dar entrada no hospital. A outra vítima permanece internada, e seu estado de saúde foi classificado como estável.
Falha Operacional e Investigação
Segundo nota da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, o acidente teria sido provocado por uma falha operacional durante o serviço de içamento da estrutura natalina.
A Polícia Civil do Amazonas já abriu inquérito e investiga as circunstâncias da tragédia.
O Governo do Amazonas, por sua vez, emitiu nota lamentando profundamente o ocorrido e se solidarizando com as famílias. A gestão estadual informou que a empresa contratada, por meio da Secretaria de Cultura, apresentou toda a documentação exigida para a operação, a qual será repassada aos órgãos de investigação competentes para auxiliar na apuração do caso.
Veja o vídeo:
Leia a nota na íntegra do Governo do Amazonas
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa informa que, na manhã deste domingo (23/11), durante a montagem da árvore de Natal do Largo de São Sebastião, o guindaste da empresa responsável pela operação, que estava sendo utilizado para a colocação de módulos da estrutura, tombou.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e realizaram o atendimento de duas vítimas, funcionários da empresa responsável pela montagem, que ficaram feridas e foram encaminhadas para uma unidade de saúde da capital. Uma das vítimas, infelizmente, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ao chegar ao hospital. A outra segue internada, com quadro de saúde estável. O Governo do Amazonas lamenta pelo ocorrido e informa que está prestando toda a assistência às vítimas e famílias.
As primeiras informações apontam para a possibilidade de falha operacional como causa do acidente, o que será devidamente apurado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que por meio do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), vai instaurar um Inquérito Policial (IP). A Secretaria de Cultura e Economia Criativa ressalta que a empresa contratada apresentou a documentação exigida para esse tipo de operação, que será entregue aos órgãos competentes.
Leia mais:







Envie seu comentário