Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (14), no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) teve o mérito reconhecido da alta corte pelo trabalho realizado, principalmente nos últimos dois anos e meio, em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental e Amapá. O “Colar do Mérito de Contas” foi entregue ao superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, fazendo referência a uma das personalidades que têm contribuído de forma expressiva para o fortalecimento da boa governança e da responsabilidade fiscal no Estado.
O evento fez parte da programação especial pelos 75 anos de fundação da Corte de Contas e contou com a presença de conselheiros, servidores, autoridades, além dos próprios homenageados, reconhecidos pela atuação em favor da administração pública e do controle das contas governamentais.
Acompanhado de adjuntos e de equipe técnica, o superintendente Bosco Saraiva destacou a importância da “maior honraria” do TCE-AM para a atual gestão e fez questão de compartilhá-la com os demais. “É muito importante o reconhecimento do TCE para a gestão de todos aqui da Suframa. É uma condecoração que eu ofereço, porque é merecida para todos os servidores da Autarquia, especialmente para a alta gestão, que toca essa administração comigo de forma transparente, compromissada com a causa pública e com a Zona Franca de Manaus em toda a sua área de extensão, com a Amazônia e o País”, enfatizou.
Transparência
Na abertura da sessão solene, a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Lins, atribuiu a condecoração à conduta ética, ao trabalho e à responsabilidade de quem dedica a vida à melhoria da gestão pública, ao fortalecimento da cidadania, à transparência e à providade em todas as suas relações sociais. “Ao longo da história, toda comunidade humana que buscou evoluir, fortalecer suas instituições, promover justiça, enfim, encontrou os exemplos de integridade, a convivência nos seus alicerces mais firmes. Nenhum agrupamento social se aperfeiçoa sem referências, sem parâmetros de conduta, sem homens e mulheres que inspiram confiança e respeito. Um padrão de honra, um testemunho de que servir bem, que fazer o bem a muitos e com constância é o maior e o melhor de todos os bens”, destacou Yara Lins.
+Homenagens
Também foram homenageados personalidades como o arcebispo emérito de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, e a senadora da República pelo Estado de Mato Grosso do Sul, Soraia Thrnicke, entre outros.
Equipe Suframa
Acompanharam o superintendente Bosco Saraiva, os superintendentes-adjuntos Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Carlito Sobrinho (Administração), além do coordenador-geral de Desenvolvimento Regional, Igor Bahia, e do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel.
Vinte anos
A Medalha Colar do Mérito de Contas foi instituída por meio da resolução nº 1, de 7 de abril de 2005, e “é conferida aos cidadãos que, por suas realizações e seus méritos, tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento do TCE-AM”.
Texto: Isaac Júnior/Suframa
Informações: imprensa@suframa.gov.br








Envie seu comentário