Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Economia

Serviços variam em 0,3% e Turismo em 2,4%, no Amazonas

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje,12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
divulgacao-1-3
FOTOS: Divulgação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O volume de serviços, no Amazonas, variou em 0,3% em setembro, em relação ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. A taxa é a quarta entre as cinco melhores do ano no setor, não superando as variações de fevereiro (12,7%), de abril (2,7%) e de agosto (1,6%). O índice ficou 0,3 ponto percentual menor que o nacional (0,6%) e 1,3 p.p. menor que o do mês de agosto (1,6%). A taxa que mede a variação interanual ficou em –8,1%; o índice acumulado no ano foi de 0,6%; e a variação acumulada em 12 meses ficou em 4,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje,12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de vendas das atividades turísticas no Amazonas registrou um crescimento robusto de 20,3% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, marcando o maior avanço no trimestre e confirmando a recuperação sustentada do setor. O desempenho positivo também elevou o acumulado no ano para 12,7%. No entanto, a variação em relação ao mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal, desacelerou, registrando 2,4% após o pico de 8,1% em agosto.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje,12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de serviços é calculado ajustando os valores atuais (nominais) pela inflação. Isso é feito usando índices de preços específicos para cada tipo de serviço e para cada estado. Esses ajustes são baseados nas variações de preços do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Em resumo, é uma forma de mostrar o valor real dos serviços, descontando o efeito da inflação.

Ao todo são investigadas cinco atividades de Serviços: alojamento e alimentação; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; serviços de transportes, auxiliares dos transportes e correio; e outros serviços. Além disso, a PMS também agrega novos índices com a divulgação de atividades de turismo.

Variação mês/mês anterior

Amazonas tem variação positiva de 0,3% e fica em posição intermediária entre os estados

O Amazonas, com 0,3% de variação no volume de serviços, em setembro, ficou na décima quarta posição do ranking das Unidades da Federação (UFs). No mês, 15 das 27 UFs mostraram avanço. Os melhores desempenhos ficaram com Distrito Federal (8,3%), Paraíba (4,7%) e Rio Grande do Norte (3,6%). As menores taxas foram do Mato Grosso do Sul (-7,4%), do Piauí (-6,1%) e de Roraima (-1,5%).

Variação interanual – Amazonas tem o terceiro menor resultado no país

Na taxa que compara o mês de setembro como o mesmo mês do ano anterior, o estado ficou com variação de –8,1%. O resultado o posicionou entre as três UFs como os menores índices no volume de serviços. Vinte e três das 27 UFs mostraram avanço em serviços, mas os melhores resultados foram de Rondônia (26,9%), do Distrito Federal (15,1%) e do Mato Grosso (8,3%). Já as menores taxas ficaram com Piauí (-18,1%), Acre (-8,8%) e Amazonas (-8,1%).

Variação acumulada no ano – Variação do Amazonas é de 0,6% 

No acumulado do ano, o Amazonas ficou com índice de 0,6%, em setembro. Vinte e uma das 27 UFs mostraram avanço no volume de serviços. Os maiores resultados ficaram com o Distrito Federal (7,5%), Tocantins (5,7%) e Paraíba (5,5%). Os menores desempenhos foram do Rio Grande do Sul (-4,4%), Acre (-3,8%) e do Piauí (-3,3%).

Variação acumulada em 12 meses – Estado fica em nono lugar entre as UFs, com índice maior que 4% 

Em setembro a variação no acumulado em 12 meses, no Amazonas, ficou em 4,3%, dando ao estado o nono lugar no ranking nacional. Os melhores desempenhos ficaram com o Distrito Federal (7,8%), com o Amapá (6,8%) e com Sergipe (6,4%). Os menores índices, no mesmo mês, foram do Rio Grande do Sul (-4,9%), do Acre (-2,9%) e do Piauí (-2,8%).

Amazonas fica com 1,14% de participação nacional no setor de Serviços

Em setembro, o índice do Amazonas, na participação nacional do setor de Serviços foi de 1,14%. As maiores participações foram de São Paulo (47,88%), Rio de Janeiro (11,5%) e Minas Gerais (7,28%). Já os menores índices de participação ficaram com Amapá (0,07%), Roraima (0,08%) e Acre (0,08%).

Turismo

O volume das atividades turísticas registrou um crescimento de 2.4% em setembro, na comparação com o mês de agosto, com ajuste sazonal. Este resultado indica uma desaceleração significativa em relação ao forte crescimento de 8,1% observado em agosto, quando o setor havia representado uma recuperação, após a acentuada queda de −6.7% em julho. Apesar da desaceleração, o setor mantém um sinal de expansão pelo segundo mês consecutivo.

Em uma comparação interanual, o volume das atividades turísticas no Amazonas apresentou uma aceleração robusta, atingindo um crescimento de 20,3% em setembro, em relação a setembro do ano anterior. Esse percentual é superior ao crescimento de 16,4% registrado em agosto e muito acima da variação de 5,7% observada em julho, destacando o mês de setembro como o de maior crescimento em doze meses, e reforçando o forte desempenho do setor no comparativo anual.

A variação acumulada no ano ,até setembro, seguiu sua trajetória de alta, alcançando 12,7%. Este valor representa uma melhoria contínua em relação ao acumulado de 11,6% até agosto e de 10,8% até julho. A evolução crescente desse indicador confirma o desempenho positivo e sustentado do volume de vendas das atividades turísticas no estado ao longo de 2025.

Mais sobre a PMS

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) permite o acompanhamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que tenham serviços não financeiros como sua principal atividade, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação. Os dados podem ser consultados no Sidra. A próxima divulgação da PMS, relativa ao mês de outubro, será em 12 de dezembro.

 

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique no vídeo para ativar o som