Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Bastidores

Omar Aziz lidera tempo de propaganda no rádio e TV para disputa ao Governo do Amazonas em 2026

De acordo com simulação da empresa Perspectiva Mercado e Opinião, Aziz terá 8 minutos e 16 segundos de tempo de propaganda
omar-aziz-660x372
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A distribuição do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV para as eleições de 2026, na disputa pelo Governo do Amazonas, indica que o senador Omar Aziz (PSD) deverá contar com o maior espaço entre os pré-candidatos.

De acordo com simulação da empresa Perspectiva Mercado e Opinião, Aziz terá 8 minutos e 16 segundos de tempo de propaganda. Em segundo lugar aparece o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), com 5 minutos e 14 segundos. Embora tenha afirmado que não pretende renunciar ao cargo, os bastidores políticos indicam que Almeida deve entrar na disputa pelo governo estadual.

A empresária Maria do Carmo Seffair (PL) aparece em terceiro lugar, com 3 minutos e 30 segundos, enquanto o senador Plínio Valério (PSDB) deve dispor de 45,9 segundos de tempo no horário eleitoral.

Apoios partidários

Omar Aziz lidera a distribuição em razão da coligação com alguns dos maiores partidos do país. O cálculo considera o apoio do PT, que integra federação com PCdoB e PV, além do MDB e do PSD, que possui a maior bancada no Senado. O senador também deve contar com o PDT e o Republicanos, partido que tem 44 deputados federais e quatro senadores.

Já o tempo de David Almeida resulta da soma dos espaços do Avante, Podemos, PSB e da federação União Progressista, que reúne União Brasil e PP — considerada hoje a maior força partidária do país.

No caso de Maria do Carmo, o cálculo combina o tempo do PL, dono da maior bancada da Câmara dos Deputados, e do Novo.

A simulação serve como indicativo preliminar do cenário de propaganda eleitoral, podendo sofrer alterações conforme a consolidação das alianças partidárias até o período oficial de registro das candidaturas.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *