Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Dia a Dia

Mais de 8,5 mil atendimentos marcam o início da 23ª edição do Governo Presente na zona leste

A ação iniciou no sábado (27/09) e segue durante a semana, com atendimentos de saúde, cidadania e castração de animais
whatsapp-image-2025-09-29-at-10-42-01
Foto: Tiago Corrêa/UGPE

A abertura da 23ª edição do Programa Governo Presente, no sábado (27/09), realizou mais de 8,5 mil atendimentos à população na zona leste. O evento aconteceu no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, reunindo 35 secretarias e órgãos estaduais, com serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, empreendedorismo e lazer. A ação segue no local até sexta-feira (03/10), com emissão de documentos, exames e castração de animais.

O Governo Presente é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), pela Unidade de Gestão Integrada (UGI) e Casa Civil, com o apoio da Secretaria de Educação e Desporto Escolar.

A subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, que representou o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, na ação, destacou que o objetivo da iniciativa é fortalecer a inclusão social e garantir à população o acesso facilitado a políticas essenciais.

“Cada edição do Governo Presente é organizada para atender às principais demandas da comunidade local. Nesta edição, 35 secretarias estiveram empenhadas em oferecer diversos serviços, com o objetivo de aproximar as políticas públicas das pessoas”, reforçou a subcoordenadora da UGPE.

Parte dos serviços oferecidos no sábado serão estendidos até sexta-feira (03/09). São eles: atendimentos de saúde, emissão de documentos e castração de animais.

Nesta edição, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou 1,9 mil atendimentos, incluindo consultas presenciais com oftalmologista, clínico geral, além de teleconsultas com cardiologista, ginecologista e ortopedista. Também foram feitos exames de ultrassonografias (USG) e mamografias, na Carreta da Saúde, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

A aposentada Maria da Silva, de 77 anos, que conseguiu realizar sua consulta com o oftalmologista, destacou a qualidade do atendimento. “Fui muito bem atendida, graças a Deus consegui fazer o exame. As pessoas foram muito educadas com a gente, eu gostei bastante”, afirmou.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), promoveu ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a edição. No total, foram realizados 161 atendimentos na triagem e 644 testes rápidos para detecção de HIV, hepatites C e D e sífilis. Também houve a distribuição de insumos estratégicos, sendo 13.824 preservativos externos, 700 preservativos internos, 4 mil géis lubrificantes e 240 autotestes.

A Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), por meio do Castramóvel, realizou mais de 400 atendimentos, incluindo castrações solidárias e aplicação de vacinas virais e antirrábica em cães e gatos.

A estudante Vitória dos Santos Aquino, de 19 anos, levou sua cachorrinha Princesa para vacinar. Ela elogiou a iniciativa, destacando os benefícios da ação. “Muitas pessoas da comunidade, que não têm recursos, se beneficiam com serviços de vacinação e castração gratuitos, é muito bom ver o governo ajudando quem realmente precisa”, disse.

E a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou a distribuição de 3 mil tambaquis para pessoas em situação de vulnerabilidade social daquela região da cidade. Além disso, realizou a Feira de Produtos Regionais, que atendeu aproximadamente mil pessoas no local, movimentando mais de R$ 5,3 mil.

Cidadania e educação

O Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), realizou 588 atendimentos para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e agendamentos.

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) ofereceu 1,5 mil atendimentos durante a ação, com serviços de regularização, inscrição e alteração de CPF por meio do Pronto Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, emissão de declarações de hipossuficiência, além de entregar 100 kits de bebê e 673 cestas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade previamente cadastradas. A ação incluiu, ainda, apoio psicológico, social e jurídico, além de uma trilha educativa no espaço kids, voltada a crianças e adolescentes. Foram ofertados, também, atendimentos para acesso ao microcrédito do programa Empreender no Envelhecer, destinado a pessoas a partir dos 45 anos e consultas com o Cartório de Protestos.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou 160 atendimentos de licenciamento, transferência de veículos, entrega do CRLV-e, parcelamento e renegociação de IPVA e marcação de prova de legislação e direção. Também realizou inscrição gratuita em cursos ofertados pela Eptran, dentre os quais Mototaxista, Motofretista, Monitor Escolar, Mecânica Básica para Motociclista e Condutor de Transporte Escolar, entre outros. Foram oferecidas ainda atividades de oficina de pintura, jogo de memória, óculos simulador de embriaguez e drogas, além de distribuição de material educativo.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcd) realizou 115 atendimentos com orientações sobre o programa Mais Crédito Inclusão, para incentivar o empreendedorismo de pessoas com deficiência. Além disso, realizou solicitações para emissão da Carteira da Pessoa com Deficiência (CIPCD), da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal. Também orientou sobre o processo de solicitação de doação de cadeiras de rodas.

A Secretaria de Educação e Desporto Escolar fez 58 atendimentos de agendamentos para o Provão Eletrônico, serviços de Ouvidoria e orientações sobre programas como Busca Ativa e Pé de Meia.

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) atendeu com ações do Mais Crédito Amazonas e do Programa Limpa Crédito, com a realização de liquidações e renegociações, oferecendo flexibilização de parcelas e condições diferenciadas para quitação de débitos em aberto com o Programa Limpa Crédito.

O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) fez atendimentos para cadastro de empreendedores no Programa Crédito Solidário, com foco na inclusão social.

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) prestou serviços de orientação e cadastro a mulheres empreendedoras, com ênfase no programa Crédito Rosa, 425 atendimentos psicossocial e entregou 100 kits de absorventes, por meio do programa Dignidade Menstrual.

A Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) realizou serviços de renegociações de dívidas habitacionais com o Refis 2025, que concede até 100% de descontos de juros e multas, entre outros. Na ocasião, a equipe técnica também orientou a população que tem interesse em iniciar o processo do pré-cadastro no programa Amazonas Meu Lar.

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) prestou 90 atendimentos para regularização fundiária. Entre as ações estão orientações sobre a documentação necessária para regularização, abertura de novos processos de titulação, consulta e acompanhamento de pedidos em andamento, além da facilitação do acesso ao título definitivo de propriedade.

Bem-estar e Lazer

A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) participou da ação com informações sobre os Programas de Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e RespirAR, além de atendimentos de fisioterapia para pessoas com dores ortopédicas, incluindo técnicas como ventosa, liberação miofascial, alongamentos e eletroterapia. Também realizou triagens com aferição de pressão arterial, glicemia e oximetria, além de 44 inscrições para escolinhas esportivas do programa +Pelci nas modalidades de futebol, basquete e jiu-jitsu.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) registrou 406 atendimentos com serviços de beleza e bem-estar, como corte de cabelo, esmaltação e massoterapia.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa levou ao Governo Presente atrações musicais com voz e violão, atividades lúdicas e recreativas para crianças, intervenções artísticas com palhaçaria e cortejo musical e oficina de estamparia em ecobags para a juventude. Também promoveu o espaço “Mania de Ler”, com incentivo à leitura e pintura literária, além da Feira de Economia Criativa, com exposição e venda de artesanatos.

Outros serviços

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) auxiliou na inscrição da Carteira Digital de Trabalho, deu orientações sobre o mercado de trabalho e prestou informações sobre o seguro-desemprego.

A Controladoria Geral do Estado (CGE-AM) ofereceu serviços de divulgação dos mecanismos de auditoria e participação social (ouvidoria e acesso à informação), com apoio à equipe de acolhimento, orientação aos cidadãos e intermediação junto às unidades gestoras para assegurar o atendimento necessário.

A Amazonprev realizou atendimentos de consulta de pendências no recadastramento, emissão de contracheques e cédula C, orientações sobre aposentadoria e pensão, além do acompanhamento de processos individuais. A equipe também prestou apoio para acesso ao Portal do Segurado e promoção de ações de educação previdenciária, incluindo uma mesa integrativa com foco no desenvolvimento cognitivo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) ofereceu serviços informativos sobre prevenção, combate a incêndio e controle de pânico, atendimento pré-hospitalar e a prática de descida na tirolesa.

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) fez panfletagem sobre os serviços nas áreas da extensão, pesquisa, ensino e assistência para os idosos. Também levou campanha educativa para o envelhecimento saudável, com seus Mascotes da FUnATI.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) orientou e esclareceu ao público dúvidas sobre relações consumeristas, além da abertura de processos administrativos como denúncias ou reclamações.

A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) levou três máquinas purificadoras e realizou a distribuição de água ao público.

Serviços estendidos

A unidade móvel da SES-AM permanece na escola, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A meta é realizar 1.210 exames de imagem no período.

Além das mamografias, serão oferecidos exames de ultrassonografia do abdômen total e superior, tireóide, mama, próstata (via abdominal), aparelho urinário, obstétricos, transvaginais e pélvicos. Para a realização dos exames, é necessário apresentar documento de identidade com foto e encaminhamento médico. Mulheres a partir de 40 anos não precisam de encaminhamento.

A Sejusc seguirá com atendimentos de emissão de declaração de hipossuficiência para segunda via gratuita de certidões de nascimento e casamento (RCN), além do Pronto Atendimento Virtual, da Receita Federal, que faz a regularização do CPF.

A SSP-AM também segue com o serviço de agendamento e emissão da CIN. Das 8h às 14h, serão oferecidas 500 senhas por dia, sendo 250 para a emissão e 250 para o agendamento do documento.

A Sepet, por sua vez, também estenderá os atendimentos durante a semana. Serão realizadas 80 cirurgias de castração de cães e gatos por dia, para os animais que foram previamente agendados no sábado (27/09) e ao longo da semana.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *