A Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê Municipal de Combate às Queimadas, composto por 10 secretarias, trabalha ações de forma integrada, para coibir a prática de queima de resíduos e de vegetação, evitando a fumaça que é prejudicial à saúde da população e ao meio ambiente. De 1º de julho a 21 de setembro de 2025, foram registrados apenas 4 focos de calor em Manaus, o que corresponde a 0,14% do total de 2.835 ocorrências apontadas nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
“Mesmo Manaus não sendo responsável pelo cenário de fumaça que costuma acontecer entre os meses de agosto a outubro, a gestão do prefeito David Almeida se antecipa com campanhas orientativas, com o monitoramento, ações de educação ambiental e de fiscalização, além do diálogo com os municípios da região metropolitana e com o governo do estado, com foco na qualidade de vida da população e do meio ambiente como um todo”, destacou o titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Semmasclima), Fransuá Matos.
Queimar resíduos e vegetação é crime previsto no Código Ambiental de Manaus (Lei № 605/2001). A gestão municipal dispõe de um painel de monitoramento que envolve dados do Inpe, da Semmasclima e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). De acordo com informações da Semmasclima, que coordena o comitê, de 1º de julho a 21 de setembro de 2025, foram recebidas 34 denúncias de queimadas de pequena dimensão, que não chegam a interferir no cenário de fumaça, o qual costuma ocorrer entre os meses de agosto a outubro, no estado do Amazonas.
Dos 2.835 focos de calor detectados pelo Inpe, 218 são de municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM) e 2.617 do interior do estado do Amazonas. As ocorrências estão distribuídas por municípios como: Apuí (499), Novo Aripuanã (337), Humaitá (296) Canutama (272), Lábrea (247), Manicoré (219), Maués (122), Boca do Acre (107), Pauini (70), Envira (64), Autazes (62), Borba (48), Tapauá (45), Itacoatiara (39), Careiro da Várzea (38), Alvarães (32), Ipixuna (27), Guajará (25), Tefé (21), Coari (20), Eirunepé (20), Caapiranga (19), Manacapuru (19), Careiro Castanho (17), Beruri (14), Manaquiri (12), Uarini (11), Parintins (9), Urucurituba (9), Barreirinha (8), Jutaí (8), Nova Olinda do Norte (8) Manaquiri (12), Rio Preto da Eva (8), Itapiranga (7), São Sebastião do Uatumã (7), Itamarati (6), Presidente Figueiredo (6), Tonantins (6), Carauari (5), Nhamundá (5), Anamã (4), Manaus (4), Tabatinga (4), Codajás (3) Novo Airão (3), Santo Antônio do Içá (3), Silves (3), Urucará (3), Amaturá (2), Atalaia do Norte (2), Barcelos (2), Boa Vista do Ramos (2), São Gabriel da Cachoeira (2), Anori (1), Bejamin Contant (1), Fonte Boa (1) e São Paulo de Olivença (1).
Ações
A Prefeitura de Manaus possui ações preventivas para o enfrentamento de queimadas e de fumaça, comprometidas com a qualidade do meio ambiente, como veiculação de vídeos informativos; blitze orientativas em pontos estratégicos da cidade; ações de educação ambiental em escolas e comunidades onde há o maior registro de ocorrências de queimadas de menores proporções; atividades com produtores rurais sobre o uso correto do solo, além do monitoramento realizado com uso de drones e da fiscalização e atendimento de denúncias.
Diariamente, a Semmasclima realiza a irrigação tanto de mudas plantadas, quanto de áreas verdes, com o objetivo de deixá-las úmidas, evitando um possível alastramento de fogo. No período de fumaça, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) possui protocolo específico com orientações de uso de máscara, reforço na hidratação, manter ambientes fechados e umidificados, evitar atividades físicas ao ar livre e buscar ajuda médica em caso de dificuldade para respirar, tosse persistente, irritação nos olhos ou garganta.
O Comitê Municipal de Combate às Queimadas é vinculado à Semmasclima e conta com a participação deliberativa de outras nove pastas da gestão municipal: Casa Civil, Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Centro de Cooperação da Cidade (CCC), e as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Semulsp), de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Comunicação (Semcom).
Como denunciar queimadas
Para denunciar uma ocorrência de queima de resíduos ou de vegetação, o primeiro passo é fazer fotos e vídeos que comprovem a situação. Em seguida, é importante ter o endereço completo do local e ligar para o número 153 – da Guarda Municipal. As fotos e vídeos, bem como o localizador devem ser enviados para o WhatsApp da Guarda Municipal (92) 3675-8108. A denúncia também pode ser protocolada e acompanhada por meio do site: slim.manaus.am.gov.br.
Texto – Taianna Castro / Semmasclima

Envie seu comentário