Em Pauta nas redes sociais

Buscar no portal...

Manaus,

Manchete

Prefeitura de Manaus oferece 40 mil vagas pelo Bolsa Universidade 2026

Programa concede bolsas de 50% a 100% em instituições de ensino superior; idosos e pessoas com deficiência têm vagas reservadas
prefeito-david-almeida-firma-p
Foto- Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta quarta-feira (17), o edital do Programa Bolsa Universidade 2026, com a oferta de 40 mil vagas em instituições de ensino superior privadas. As bolsas variam entre 50% e 100% e levam em consideração critérios como idade, renda familiar e escolaridade. As inscrições começam no dia 22 de setembro e seguem até 2 de outubro, por meio do site sgbu.manaus.am.gov.br.

Durante o lançamento, o prefeito David Almeida (Avante) destacou que, ao longo dos quatro anos de sua gestão, mais de 200 mil bolsas já foram ofertadas. Neste ano, são mais de 70 cursos disponíveis, sendo 27 de bacharelado, 8 de licenciatura e 28 de tecnólogo, em 13 instituições parceiras.

Entre as faculdades participantes estão: Boas Novas, CIESA, Esbam, Estácio, FAM, Fametro, Fucapi, IAES, Martha Falcão, Nilton Lins, Santa Tereza, Uninorte e Unip.

Almeida enfatizou que, das 40 mil bolsas, 25 mil são integrais ou com até 75% de desconto, sendo as mais procuradas. Segundo o prefeito, há intenção de ampliar a oferta de bolsas de 100%, diante da dificuldade de muitos estudantes em arcar com os 25% restantes da mensalidade.

“Infelizmente, temos pessoas que nem os 25% podem pagar. Por isso queremos criar mais bolsas integrais”, declarou.

O prefeito também ressaltou a importância do programa como ferramenta de transformação social e citou o caso pessoal de sua esposa, que se formou graças ao Bolsa Universidade com bolsa de 75%.

Critérios de seleção

De acordo com o diretor-geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Aurilex Moreira, os candidatos devem atender aos critérios previstos em lei para participar. O sistema de seleção favorece candidatos com baixa renda e sem nível superior completo.

O edital reserva ainda mais de 2 mil vagas para pessoas com deficiência (PCDs), mais de mil para idosos e cerca de 27 mil para ampla concorrência.

Moreira destacou que um dos desafios do programa é a divulgação da iniciativa, para que mais pessoas elegíveis tenham acesso à oportunidade. Ele também explicou que, embora a maioria dos inscritos busque as bolsas integrais, essas representam uma fatia menor da oferta, por serem viabilizadas por incentivos fiscais às instituições de ensino, e não por repasses financeiros diretos.

“O programa funciona por meio de abatimento de impostos já previstos em lei, como juros e encargos. Cada parceria é negociada individualmente com as universidades”, explicou.

Serviço

Inscrições: de 22 de setembro a 2 de outubro
Site: sgbu.manaus.am.gov.br

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *