Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Manchete

MP investiga Águas de Manaus por cobrança irregular de taxa de esgoto

Medida tem como objetivo apurar possíveis danos aos consumidores e buscar eventual reparação
vereador-critica-aguas-de-mana

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou o Inquérito Civil nº 06.2025.00000482-4 para investigar a cobrança supostamente irregular da taxa de esgoto realizada pela concessionária Águas de Manaus na avenida Presidente Kennedy, na capital.

De acordo com o promotor de Justiça Lincoln Alencar de Queiroz, responsável pelo caso, a medida tem como objetivo apurar possíveis danos aos consumidores e buscar eventual reparação. “O Ministério Público tem o poder-dever de ajuizar ação civil pública para o ressarcimento de danos, inclusive coletivos”, afirmou o promotor.

No despacho de instauração do inquérito, foram determinadas: a autuação das informações preliminares como inquérito civil; a designação do servidor João Fernando Lopes Ferreira, agente de apoio administrativo, para secretariar o procedimento; e a realização de audiência com representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Águas de Manaus.

Segundo o promotor Lincoln Queiroz, o inquérito civil é um instrumento legal que permite ao MP investigar fatos que possam ter causado danos efetivos ou potenciais a interesses coletivos ou difusos. “O procedimento serve como preparação para o exercício das atribuições do Ministério Público”, explicou.

O representante do MP destacou ainda que a instituição é essencial à função jurisdicional do Estado, com a responsabilidade de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os direitos sociais e individuais indisponíveis, conforme previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica do Ministério Público do Amazonas (Lei Complementar Estadual nº 011/93).

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *