Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

SINJOR/AM busca parceria para oferecer apoio psicológico aos jornalistas

whatsapp-image-2025-07-11-at-13-18-43

Preocupado com o bem-estar da categoria, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SINJOR/AM) iniciou nesta sexta-feira (11/07), conversas com as representantes da Clínica Iluminamente, Josana Sequeira e Klicia Batalha. O objetivo é oferecer apoio psicológico aos jornalistas sindicalizados e sindicalizadas, reconhecendo a importância da saúde mental para o exercício diário da profissão.

Os jornalistas e as jornalistas, em geral, vivem sob pressão diária, que se expressa no acúmulo de funções, sobrecarga de trabalho, baixa remuneração, contas a pagar, como alguns dos problemas trabalhistas da categoria, além de muitos estarem submetidos nesse cenário ao assédio moral e sexual, alerta o presidente do SINJOR/AM, Wilson Reis.

Para Reis, a pejotização ampliou a relação já precarizada e, com ela, os problemas de saúde. “Os problemas emocionais são gritantes no dia a dia da categoria no Amazonas e no Brasil. Eles advém da relação precarizada de trabalho, que agrava a saúde mental dos profissionais. Síndrome do pânico, transtornos de ansiedade e depressão fazem parte atualmente da vida dos jornalistas. Como a maioria não é celetista, poucos são assistidos pela legislação trabalhista e continua a superexploração de trabalho (no cumprimento de um número grande de pautas/dia e sem as condições necessárias). Um quadro que já existia antes, mas que se agudizou no pós pandemia”, concluiu.

Se o convênio entre o SINJOR/AM e a Clínica Iluminamente for formalizado, quem terá direito aos benefícios?
Para usufruir do convênio com a Clínica Iluminamente, o jornalista sindicalizado deve estar em dia com suas mensalidades junto ao SINJOR/AM. No momento do atendimento, será necessário apresentar a carteira da FENAJ, uma carta/guia de encaminhamento ou autorização do responsável pelo encaminhamento.

Além disso, os dependentes como cônjuge e filhos (as) dos jornalistas sindicalizados, também, têm direito aos benefícios no convênio. Para eles, será exigida uma carta de autorização emitida pelo SINJOR/AM diretamente à Clínica Iluminamente. A entidade sindical está em fase final de elaboração e pactuação do convênio em busca de valores compatíveis com o perfil financeiro da categoria no Amazonas.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *