Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Capacitação em Manaus une ciência e educação no enfrentamento ao Aedes aegypti

O primeiro treinamento foi realizado com 29 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, da Fundação de Vigilância em Saúde e da própria FAS.
capacitacao-em-manaus-une-cien

Nos dias 9 e 10 de maio de 2025, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), com o apoio da SC Johnson, e em parceria com o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizou a Formação de Multiplicadores da campanha Adeus Mosquito, na sede da universidade, em Manaus. A iniciativa reuniu 43 alunos do curso de Medicina e sete profissionais de saúde preceptores, com o objetivo de formar multiplicadores em estratégias educativas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os novos multiplicadores atuarão nos territórios das Unidades de Saúde da Família (USF): Dom Milton, localizado no bairro Santo Agostinho (zona Oeste), Frei Valério, no bairro Novo Israel (zona Norte), e Vicente Pallotti, situado no bairro da União (centro-sul de Manaus).

“Contribuir para os profissionais de saúde em formação é extremamente importante para que tenhamos a disseminação de informações seguras para a população. A Campanha Adeus Mosquito é também uma ação de educação popular em saúde, unindo conhecimento científico e ferramentas participativas para a sensibilização do usuário do SUS”, explica a gerente do Programa Saúde na Floresta da FAS.

A programação contou com apresentação da metodologia da campanha Adeus Mosquito, oficinas de uso dos materiais educativos, orientação para mobilização comunitária e construção de planos de ação nas comunidades, utilizando jogos e recursos educativos.

Sobre a Campanha Adeus Mosquito

Criada pela organização internacional Edupas em 2016, na Argentina, durante um grave surto de dengue, a campanha Adeus Mosquito já impactou mais de 2 milhões de famílias na América Latina, incluindo países como México e Peru. No Brasil, a campanha foi lançada pela SC Johnson, uma das principais fabricantes mundiais de repelentes de insetos e produtos para controle de pragas domésticas, em novembro de 2024, e está sendo implementada em Manaus em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

O primeiro treinamento foi realizado com 29 servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, da Fundação de Vigilância em Saúde e da própria FAS. A campanha atenderá, inicialmente, mais de 30 mil famílias nas comunidades do entorno da capital amazonense.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *