Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Política

Justiça dá 20 dias para governo explicar gastos com viagens de Janja

Entretanto, decisão nega liminar que pedia suspensão de repasses e envio de documentos; ação questiona legalidade de viagens a Nova York, Roma, Paris e Rússia
f5ceff30-0951-11f0-bdd3-f7314caa23ee-jpg

A Justiça Federal ordenou que o governo federal apresente, em 20 dias, esclarecimentos sobre os gastos públicos relacionados às viagens internacionais da primeira-dama, Janja Lula da Silva. A decisão, proferida pela 9ª Vara Federal Cível do Distrito Federal nesta segunda-feira (19), atende a uma ação que questiona a legalidade do financiamento dessas viagens pelo Tesouro Nacional.

O vereador de Curitiba Guilherme Kuhl (Novo-PR) e o advogado Jeffrey Chiquini, autores da ação, solicitam a suspensão imediata de todos os pagamentos, diárias, passagens e demais despesas relacionadas às viagens internacionais de Janja. Além disso, pedem a declaração de ilegalidade das viagens já realizadas para Nova York, Roma, Paris e Rússia.

O juiz Leonardo Tavares Saraiva, no entanto, negou o pedido de liminar que visava suspender os repasses e obter imediatamente os documentos das viagens. O magistrado justificou a decisão pela ausência de elementos que justificassem uma medida urgente, ressaltando a presunção de legalidade dos atos administrativos questionados.

Apesar da negativa da liminar, o juiz determinou a citação da União e da primeira-dama para que apresentem suas defesas. O Ministério Público também foi intimado a acompanhar o caso.

A atuação de Janja em viagens internacionais tem sido alvo de questionamentos pela oposição no Congresso. Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU), a pedido da Casa Civil, emitiu um parecer sobre o papel do cônjuge do presidente em compromissos oficiais. O parecer da AGU reconhece a natureza jurídica própria da atuação da esposa do presidente, decorrente do vínculo civil com o chefe de Estado, e seu papel representativo simbólico em áreas social, cultural, cerimonial, político e diplomático.

Apesar do parecer da AGU, foram apresentados oito requerimentos na Câmara dos Deputados sobre a viagem à Rússia e dois sobre a viagem à China.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *