O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus neste domingo (17) para uma visita histórica à região amazônica, a primeira de um presidente norte-americano em exercício, segundo informações da Casa Branca.
Por volta das 14h, já na capital amazonense, Biden embarcou em um helicóptero VH-60N White Hawk para sobrevoar pontos icônicos da Amazônia. A comitiva presidencial incluiu outros seis helicópteros da Força Aérea Americana para escoltá-lo durante o trajeto. O presidente sobrevoou o Encontro das Águas, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e o Museu da Amazônia (Musa), onde encerrou o passeio às 14h42.
Durante sua visita, Biden anunciou um aporte de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia, além da criação de uma coalizão internacional que pretende mobilizar US$ 10 bilhões até 2030 para restaurar e proteger 20 mil milhas quadradas de áreas florestais. O presidente também destacou que busca deixar “um legado forte” para seu sucessor, Donald Trump, que assumirá a presidência dos Estados Unidos em 2025.
Biden foi recepcionado pela embaixadora americana no Brasil, Elizabeth Bagley, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, e pelo prefeito de Manaus, David Almeida. A visita reforça o compromisso dos Estados Unidos com a preservação da Amazônia e o fortalecimento das relações bilaterais com o Brasil.
Envie seu comentário