Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Dia a Dia

Conferência reúne em Manaus especialistas do setor de Petróleo e Gás

Dentre outros temas, evento vai debater os desafios do abastecimento no período de estiagem, com a presença de especialistas do Grupo Atem, pioneiro na estratégia de transbordo em Itacoatiara
petroleo-e-gasr
Fotos: Divulgação
O Grupo Atem estará presente na 1ª Conferência de Petróleo e Gás: Inovação e Sustentabilidade, evento realizado pelos discentes do curso de Engenharia de Petróleo e Gás da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que vai reunir especialistas do setor para debater as inovações, tendências e as novas fronteiras para a indústria do petróleo e gás no Hotel Mercure, bairro Adrianópolis, nos dias 12, 13 e 14 de novembro.

A programação inclui dois dias de palestras e painéis sobre temas relevantes para a indústria, como ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança), Machine Learning, Descarbonização, Transição Energética e Logística no setor de Petróleo e Gás, e um dia dedicado a visitas técnicas a grandes empresas do setor. O evento é patrocinado pela Atem Distribuidora e pela Refinaria da Amazônia (Ream).

Entre os palestrantes está o Gerente de Controle de Qualidade da Ream, Everaldo Lima, que vai abordar o tema “Integrando ESG ao Controle de Qualidade de Combustíveis” no primeiro dia do evento (12), a partir das 15h. Também na terça, às 18h, o diretor comercial da Atem, Alexandre Ferreira, participa de uma mesa redonda sobre a “Atuação na indústria do petróleo e seus desafios”. Já a gerente de Suprimentos da Atem Distribuidora, Fernanda Castro, vai integrar uma mesa redonda com o tema “Mulheres em todos os espaços: desafios e oportunidades no STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática)”, que será realizada na quarta-feira (13), às 14h30.
Também no segundo dia do evento, o diretor executivo do Grupo Atem, Guilherme Santana, vai compartilhar os desafios enfrentados e soluções criadas para garantir a logística da distribuição de combustíveis no período de estiagem na Amazônia, em palestra que acontece a partir das 18h de quarta-feira (13). Em 2023, o Grupo foi pioneiro ao criar o plano de montar base de operações em Itacoatiara (AM) para realizar o transbordo dos navios, quando o acesso das mercadorias a Manaus foi dificultado pelo baixo nível do rio. A estratégia foi adotada novamente em 2024, inclusive por empresas de outros setores.

“A Conferência é uma oportunidade importante para a troca de experiências entre profissionais de diferentes empresas do setor, pesquisadores e estudantes, fortalecendo a integração entre a indústria e a academia. Espaços de debate como estes contribuem para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás no Amazonas e, como amazônidas, fazemos questão de apoiar e de participar, compartilhando nossa expertise ao longo de quase três décadas de atuação na região”, disse o diretor executivo do Grupo Atem, Guilherme Santana.

O presidente da Comissão Organizadora do evento, Wendel Ricardo, lembra que a Conferência fomenta o debate sobre temas estratégicos para a região, como inovação, sustentabilidade e o futuro da energia no Amazonas. “Esse evento permite a troca de conhecimentos e experiências que fortalecem o setor local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico e gerando impacto positivo na cadeia produtiva do Amazonas, além de conectar e inserir os acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas com a indústria de energia”.

Para ele, o apoio de grandes empresas, como a Atem e a Ream, é essencial para viabilizar esse tipo de iniciativa. “Essas parcerias não só reforçam o compromisso dessas companhias com o crescimento do setor, como também proporcionam recursos e know-how que elevam a qualidade do evento e ampliam seu alcance”, avaliou.

Sobre a Atem 

O Grupo Atem, com 29 anos de fundação, é composto por diversas empresas no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outras, e está presente em 13 estados do Brasil. A Distribuidora Atem atende a cerca de 400 postos bandeirados e possui 9 bases próprias, 8 bases administrativas de distribuição ativas e milhares de clientes ativos, além de capacidade de movimentação de 9 bilhões de litros de combustíveis por ano.

Fotos: Divulgação
Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *