Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Bastidores

Distribuição de emendas de bancada incomoda deputados e trava PLP das Emendas

O projeto original estipula que bancadas estaduais com mais de 10 milhões de habitantes terão direito a apenas quatro emendas
1012786-capa-camara-1060-1-e1717536985561
Crédito: Antonio Cruz/Agência Brasil

A distribuição limitada de emendas de bancada provocou uma reação negativa dos deputados e travou a tramitação do projeto que define regras sobre emendas parlamentares. A proposta deve ser votada na terça-feira, 5.

O projeto original estipula que bancadas estaduais com mais de 10 milhões de habitantes terão direito a apenas quatro emendas. Ou seja, o estado com maior número de parlamentares, São Paulo, com 70 deputados, teria direito a apenas quatro emendas de bancada estadual.

Alguns líderes relataram ao site IstoÉ incômodo com os números. De acordo com eles, deveria haver um acordo para que todos os estados recebessem a mesma quantidade de emendas, mas de maneira equilibrada.

Uma das emendas sugeridas é do líder do PL, Altineu Côrtes (RJ), que propõe o aumento para 11 emendas por estado. A ideia poderia favorecer estados com menores índices populacionais, como é o caso do próprio Mato Grosso do Sul, que conta com quatro deputados do PL na bancada estadual.

A emenda é criticada por outros deputados, que afirmam que essa medida favoreceria as bancadas menores e prejudicaria estados como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *