Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Política

Feriado prolongado pode aumentar abstenção no segundo turno das eleições em Manaus

A votação do segundo turno será no domingo, com Alberto Neto (PL) enfrentando David Almeida (Avante).
TSE Eleições | Sérgio Lima/Poder 360

A abstenção no segundo turno das eleições, que tradicionalmente já é maior, deve crescer ainda mais em Manaus por conta do feriadão que se estende de quinta-feira, 24 de outubro, aniversário da cidade, até segunda-feira, Dia do Servidor Público. O decreto que estabelece o ponto facultativo inclui tanto servidores estaduais quanto municipais.

A votação do segundo turno será no domingo, com Alberto Neto (PL) enfrentando David Almeida (Avante).

Especialistas divergem sobre o impacto que o aumento da abstenção pode ter no resultado da eleição. No primeiro turno, 280.136 eleitores manauaras deixaram de comparecer às urnas, resultando em uma abstenção de 19,37% — a maior registrada em um pleito municipal na capital desde o início dos anos 2000. Para efeito de comparação, esse número foi superior aos votos recebidos por Alberto Neto, que ficou em segundo lugar com 275.063 votos.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que a abstenção tende a ser maior no segundo turno. Em 2020, por exemplo, ela passou de 18,23% no primeiro turno para 22,43% no segundo. O mesmo ocorreu em 2016, com a abstenção subindo de 8,59% para 9,50%, e em 2012, quando o índice foi de 14,59% no primeiro turno e aumentou para 18,8% no segundo.

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *