Mais de 2,7 milhões de eleitores vão às urnas no Amazonas, neste domingo (6), para votar para Prefeito, vice e vereadores nas Eleições Municipais 2024. Os vencedores do pleito irão exercer os mandatos de 2025 a 2028.
O horário de votação das Eleições 2022 na maior parte do Amazonas, incluindo Manaus, terá início às 7h e terminará às 16h, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Já em 11 cidades do interior, devido o fuso horário, a votação será das 6h às 15h. Confira a lista:
- Amaturá (22ª ZE);
- Atalaia do Norte (42ª ZE);
- Benjamin Constant (20ª ZE);
- Eirunepé (11ª);
- Envira (46ª ZE);
- Guajará (45ª ZE);
- Ipixuna (45ª ZE);
- Itamarati (69ª ZE);
- Tabatinga (36ª ZE);
- São Paulo de Olivença (22ª ZE);
- Jutaí (41ª ZE).
Neste ano, assim como nas eleições gerais de 2022, o horário de Brasília será o padrão para a votação em todo o país. Na capital da país, a votação inicia às 8h e encerra às 17h. Ou seja: as urnas no Amazonas, por exemplo, vão fechar simultaneamente ao resto do país – mesmo que em outros estados o relógio marque um horário diferente.
A medida, que será adotada pela primeira vez em eleições municipais, visa facilitar a divulgação da apuração dos votos, que só começa quando todas as urnas estiverem fechadas.
Documentação e local de votação
Para o exercício do voto, os Eleitores deverão comparecer na sua Seção Eleitoral, munido de seu Título de Eleitor, carteira de identidade (Registro Geral ou RG) ou a identidade social (no caso de pessoas trans e travestis), passaporte, certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva), carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei, carteira nacional de habilitação (CNH).
É recomendável que os eleitores verifiquem com antecedência se houve mudanças no seu local de votação. Consulte aqui seu local de votação.
Transporte público gratuito
A cobrança da tarifa do transporte coletivo de Manaus será suspensa neste domingo (6), data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Envie seu comentário