A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou o licenciamento e a ativação de estações de telefonia celular na faixa de 3,5 GHz, o 5G, em mais sete municípios do Amazonas. Com a liberação, todas as 62 cidades do estado estão aptas a receber o sinal.
A autorização foi confirmada pela Anatel na segunda-feira (30/9), no Amazonas, foram liberados para ativar a rede 5G de telefonia celular as operadoras que atuam em Uarini, Tefé, Novo Airão, Codajás, Coari, Caapiranga e Jutaí.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
As cidades do Amazonas fazem parte de uma lista habilitações com 189 municípios brasileiros que tiveram a autorização para a chegada do 5g. Com a liberação são 23 estados, completamente aptos a receberem o sinal: AC, AL, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PI, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO).
Com a decisão, serão 5.191 os municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, onde vivem mais de 204,6 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 96% da população do Brasil.
Consequências tecnológicas da Rede 5G
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF.
Cabe destacar que a EAF, criada por determinação da Anatel para viabilizar a implantação do 5G no Brasil, atingiu a marca de mais de 3,7 milhões de kits de recepção de TV aberta na banda Ku desde o início das atividades, tendo a capacidade de instalar cerca de 10 mil kits por dia.
É fundamental que o interessado elegível realize o agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado. Também está disponível o telefone 0800-729-2404.
*Com informações da Agência Brasil
Envie seu comentário