A presidente do Podemos de Tefé (a 522 quilômetros de Manaus), jornalista Alessandra Aline Martins, participou na manhã deste sábado, 11/05, do “Café com Elas”, ao lado da presidente do Podemos no Amazonas, deputada Alessandra Campelo. O grande evento ocorreu no auditório João Bosco, na Escola Legislativa, Aleam.
A presidente do Podemos de Tefé, Alessandra Aline, destaca a importância da mulher ser representada na política, principalmente, no interior do Amazonas, após diversos anos de luta e guerra por espaço e voz.
“Nascer mulher, de fato, é um ato de coragem. Sair de casa, para trabalhar, ganhar um salário digno, se sentir segura, está onde quiser é um sinal de liberdade e vitória, também. Ademais, ainda estamos neste campo de batalhas por mais direitos. Hoje, temos deputadas, vereadoras, já tivemos também, uma mulher na presidência do Brasil. Diante disto, ao analisarmos uma mulher, que luta de fato pela causa da mulher, como a deputada Alessandra Campelo, surge um sentimento de gratidão, por tanto apoio”, destacou a jornalista Alessandra Aline Martins.
Mais mulheres no Podemos
Durante o evento, a deputada Alessandra Campelo empossou a vereadora Yomara Lins na presidência da Executiva Municipal e a pré-candidata Nath Nascimento na presidência do Podemos Mulher Manaus.
A deputada estadual Alessandra Campelo salientou que a entrada de Yomara e Nath às fileiras do partido fortalece a luta das mulheres em Manaus em agendas políticas que vão do combate à violência doméstica ao empreendedorismo. Nacionalmente, o Podemos é presidido pela deputada federal Renata Abreu (SP).
“A nossa ideia é trabalhar construindo políticas públicas, é trabalhar mobilizando as mulheres para termos mais mulheres na política não só em Manaus, mas em todo o País. E, principalmente, combater a violência, trabalhar para que a gente tenha mais creches para que essas mulheres possam estudar e trabalhar, trabalhar para que a gente tenha acesso a uma saúde de qualidade para nós mulheres e para os nossos filhos”, disse Alessandra Campelo.
Procuradoria Especial da Mulher
A deputada, que dirige a Procuradoria Especial da Mulher da ALEAM, acredita que a nova composição feminina do Podemos vai colaborar com o empoderamento das mulheres. Para Alessandra, esse é um instrumento de combate aos relacionamentos abusivos, que são o início de ciclos de agressões, violência doméstica e feminicídio.
“Estamos trabalhando para que a mulher seja empoderada, que ela possa entrar no empreendedorismo, que ela possa entrar no mercado de trabalho, participando de cursos de capacitação porque a independência econômica é fundamental também para garantir à mulher o direito de poder sair de um relacionamento às vezes abusivo e que ela às vezes está presa por dependência econômica”, afirmou Campelo.
Fotos: Miguel Almeida
Envie seu comentário