A Polícia Federal atuou, entre os dias 14 e 21 deste mês, em ação interagências que resultou no resgate de cinco trabalhadores que atuavam em condições degradantes na colheita de caju em Beberibe/CE, em situação de trabalho análogas à escravidão.
A Polícia Federal dará continuidade às apurações, a partir dos dados coletados na ação de resgate dos trabalhadores, para apurar os indícios de crime flagrado pela equipe policial, a partir do registro dos dados coletados durante o resgate dos trabalhadores, com o fim de identificar todos os responsáveis pela prática ilícita.
Há fortes indícios de atuação dos investigados na submissão dos trabalhadores ao trabalho degradante: sem qualquer registro, o não fornecimento de equipamentos de segurança, de alojamento adequado ou local para preparar alimentos. A área fiscalizada não tinha água potável, nem banheiros adequados para os trabalhadores resgatados.
Os supostos autores do fato podem responder pelo cometimento, em tese, do crime de reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho. As investigações continuam.
Envie seu comentário