A capital brasileira sediou nesta quarta-feira, 8/11, a 29ª Reunião de Chefes de Polícia e Forças de Segurança do Mercosul. Além do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, participaram o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Antônio Fernando Oliveira, e o diretor de cooperação internacional da PF, Valdecy Urquiza.
Tal inciativa visa aprofundar o intercâmbio de informações, experiências e boas práticas entre as autoridades máximas das polícias e forças de segurança dos países membros do bloco. O encontro ocorre semestralmente e tem papel estratégico para o fortalecimento dos laços de integração regional e da fomentação da cooperação interinstitucional, essenciais para enfrentar os desafios que a região tem na área de segurança.
Atualmente, o Brasil está na Presidência Pro Tempore do Mercosul e recebe, nesta data, os chefes de polícia da Argentina, Paraguai e Uruguai, países membros fundadores do bloco. Além deles, estiveram presentes representantes da Bolívia, um estado associado que deverá aderir ao bloco nos próximos anos.
A reunião também contou com representantes, na condição de observadores, de outros países da América do Sul: Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname, que compartilham com os integrantes do Mercosul o propósito de fortalecer a segurança regional.
Outras autoridades endossaram a importância do evento ao se fazerem presentes. São os casos do Presidente da Inteprol, Ahmed Al-Raisi; do Secretário-Geral da Interpol, Jurgen Stock; do Vice-Presidente da Interpol para a África, Garba Umar; e dos membros do Comitê Executivo para as Américas, Juan Carlos Hernandes e Michael Hughes.
Envie seu comentário