Após seca e muita fumaça no Amazonas, Imagem de Satélite GOES do portal do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indica presença de nuvens convectivas sobre o leste do Estado.
Conforme o portal INMET, as características dos sistemas apontam nuvens com potencial de desenvolvimento de chuva de intensidade moderada a forte, com acumulado de chuva ao longo do dia.
A chuva vai abranger os municípios das calhas Médio e Baixo Madeira, Médio e Baixo Amazonas, e Médio Purus. Com potencial evolução para os municípios das calhas Baixo Rio Negro e Baixo Solimões.
Grau de severidade
A Defesa Civil do Amazonas destaca que as chuvas serão intensas, com grau de perigo potencial, com início nesta quinta-feira, 28/09, e com fim no dia 29/09, sexta-feira.
“A chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, afirma a Defesa Civil.
Instruções
A Defesa Civil orienta que desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia, evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e obtenha mais informações junto à Defesa Civil do seu município.
“Recomenda-se entendimento das informações técnicas contidas no Aviso e adoção de medidas de preparação conforme a situação constatada em campo e constantes no Plano de Contingência Municipal”, disse a Defesa Civil.
Envie seu comentário