Fobos, a menor das duas luas do planeta Marte, esteve entre os tópicos mais comentados das redes sociais no mês de abril depois de ser flagrada pelo rover Perseverance, da NASA, eclipsando o sol a partir do Planeta Vermelho. Ela é uma lua relativamente pequena, com apenas 11 quilômetros de diâmetro, sendo conhecida como “lua condenada”, pois irá um dia colidir com o seu planeta principal.
A pequena lua é feita de rocha e poeira e tem uma forma irregular, parecida com a de uma batata. Ela é fortemente atraída pela gravidade de Marte, o que faz com que sua órbita se aproxime perigosamente do planeta, até que ocorra o inevitável encontro, que deverá ocorrer em alguns milhões de anos.
Na postagem em que publicou a foto do eclipse capturada no dia 2 de abril, a NASA explicou que “Fobos está se aproximando de Marte a uma taxa de 1,8 metro a cada cem anos; nesse ritmo, ela colidirá com Marte em 50 milhões de anos ou se dividirá em um anel”. Em algum momento, a força do planeta será tão forte que Fobos será destruída: ela irá se desintegrar em pedaços de rocha, que cairão na atmosfera.





Envie seu comentário