Amazônia falou sobre uma pesquisa que identificou a presença de plástico no estômago e intestino de peixes muito consumidos no Amazonas. O estudo é do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Tefé, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A entrevistada foi a coordenadora da pesquisa e mestra em zoologia, Carolina Gomes Sarmento.
Carolina contou que a pesquisa analisou seis espécies de peixes na região do Médio Solimões: Jaraqui, Aruanã, Tucunaré, Tambaqui, Sardinha e Pacu. Dos 336 peixes analisados, 25 possuíam partículas de plástico em seu interior. Segundo a pesquisadora, o número é relativamente pequeno, mas não deixa de ser preocupante, já que o plástico traz não só danos físicos aos animais, como também danos toxicológicos, podendo afetar a cadeia reprodutiva.
Ela ressaltou que a pesquisa é importante para nortear a tomada de decisões pelo poder público, com foco na redução do uso de plásticos e descarte correto desses materiais.
Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!
O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.
Envie seu comentário