Siga nas Redes Sociais

Olá, o que procuras?

Manaus,

Manchete

Itaú baixa projeção de inflação e vê PIB crescendo mais de 2% em 2023

Segundo o Itaú, economia do Brasil crescerá 2,3% neste ano, ante 1,4% da projeção anterior; estimativa de inflação caiu de 5,8% para 5,3%
Andre Borges/Esp. Metrópoles

O Itaú voltou a revisar para cima suas projeções para a economia brasileira. Segundo um relatório divulgado nesta terça-feira (13/6) pelo banco, o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve crescer 2,3% em 2023, ante 1,4% da estimativa anterior.

O Itaú também reduziu a estimativa de inflação para este ano, de 5,8% para 5,3%.

“Revisamos nossa projeção para o crescimento do PIB em 2023 diante do crescimento acima do esperado no primeiro trimestre e da expectativa de que, a despeito dos efeitos do aperto monetário, o consumo vai se manter sustentado pela renda nos próximos trimestres”, diz o relatório assinado pelo economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita.

“Também aumentamos nossa expectativa para 2024, de 1% para 1,5%. Em meio à resiliência do mercado de trabalho, reduzimos nossa projeção para a taxa de desemprego deste e do próximo ano para 8% (ante 9% e 9,1%, respectivamente)”, afirma o banco.

Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, a redução se deve, de acordo com o Itaú, aos “preços mais baixos de produtos comercializáveis e corte de 5% nos preços da gasolina na refinaria”.

“Para 2024, revisamos nossa projeção para 4,4%, de 4,5%, com inércia menor, algum grau de reancoragem nas expectativas longas, mas com pressão de hiato apertado”, afirma o Itaú.

Clique para comentar

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *