“EquipeSaber ancestral pode ter sido vital para sobrevivência de quatro indígenas, entre 11 meses e 13 anos de idade, após queda de avião em 1º de maio. Notícia coincide com cessar-fogo entre Bogotá e guerrilheiros do ELN.As quatro crianças indígenas que estavam desaparecidas desde 1º de maio numa vasta região de selva no sul da Colômbia foram encontradas vivas nesta sexta-feira (09/06) por soldados que participavam das buscas, informaram fontes oficiais. Elas haviam sobrevivido a queda do avião em que viajavam com três adultos.
Os sobreviventes são os irmãos Lesly Mukutuy, de 13 anos, Soleiny Mukutuy, de nove anos, Tien Noriel Ronoque Mukutuy, de quatro anos, e o bebê Cristin Neruman Ranoque, de 11 meses. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comemorou a noticia no Twitter como “uma alegria para todo o país”.
Os menores foram encontrados num local remoto entre os departamentos de Caquetá e Guaviare. Durante semanas os haviam procurado cerca de 200 militares, inclusive comandos das Forças Especiais do Exército, além de indígenas de várias tribos que conhecem a região.
Saber indígena pode ter garantido sobrevivência
Deduz-se que os alimentos dos kits de sobrevivência lançados na selva pelas aeronaves da equipe de resgate as ajudaram a resistir os 40 dias na selva. Porém a educação transmitida pela avó indígena também pode ter sido vital.

Envie seu comentário