Connect with us

Hi, what are you looking for?

Manaus,

Bastidores

Indecisão sobre Tebet, reforço de segurança na posse e mais de 26 de dezembro

Presidente eleito informou ao MDB que quer a senadora como ministra, mas ela avalia que não precisa necessariamente fazer parte do futuro governo
Amanda Perobelli/Reuters

A insistência do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) assuma o Ministério do Planejamento a partir de 2023 e a intenção de reforço no esquema de segurança da posse presidencial estão entre os destaques desta segunda-feira (26).

Lula insiste em Planejamento, mas avalia plano B para Tebet

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende se reunir novamente com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) e pretende insistir que ela assuma o Ministério do Planejamento, segundo fontes próximas a Lula.

Nos bastidores, Tebet tem reafirmado que gostaria de fazer parte da nova Esplanada dos Ministérios, mas deixado claro que não necessariamente precisa fazer da nova gestão caso o posto oferecido não seja satisfatório.

A reunião ainda não foi marcada, mas a intenção é que seja promovida no início desta semana. A senadora, no entanto, tem resistido à pasta oferecida pelo petista.

A avaliação é de que o Ministério do Planejamento, apesar de ser a pasta que elabora a proposta orçamentária, não tem impacto político no lançamento de programas e entrega de obras.

Além disso, Tebet corre o risco de ficar isolada em uma equipe econômica capitaneada pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do PT. Lula já informou ao MDB que pretende ter Tebet em seu primeiro escalão e, por isso, avalia um plano B para a senadora.

Dino diz à CNN que posse de Lula deve ter reforço de segurança

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse à CNN Brasil que a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve ter reforço no esquema de segurança após a ameaça de uma bomba na capital federal.

A ideia discutida no governo de transição é de que o reforço seja realizado pela Polícia Federal, que já vinha programando escalar mais de 700 agentes para garantir a segurança da cerimônia de posse, no próximo domingo (1º).

O futuro ministro disse que a programação da cerimônia, no entanto, deve ser mantida como inicialmente estruturada pelo governo de transição e pela futura primeira-dama, Rosângela Silva.

“Mudança de programação: não. Reforço da segurança: sim“, afirmou o futuro ministro à CNN Brasil.

Como Lula estuda dividir ministérios restantes entre integrantes do Centrão

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) guardou para a última semana de 2022 o anúncio dos últimos nomes que vão compor sua equipe ministerial a partir do ano que vem.

Em meio aos 16 ministérios que não tiveram os titulares anunciados, há alguns que reúnem mais atenção, seja pelo poder envolvido, pela exposição política ou pelas altas cifras que comandam.

É nesse “filé” que os três principais partidos de centro e centro-direita que circundam o governo eleito estão concentrados. São oito pastas em disputa para o MDB, PSD e União Brasil. A equipe de transição já tem um desenho de como seria essa distribuição, mas ainda há alguns entraves.

Fontes ouvidas pela CNN dizem que o PSD deve ficar com indicações para o Ministério da Agricultura e o de Minas Energia. Há ainda a possibilidade de um terceiro ministério para a sigla para atender a deputados federais. Inicialmente, o nome apresentado ao governo eleito foi o do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), próximo ao prefeito do Rio, Eduardo Paes. Por causa de acusações passadas de violência doméstica, o nome perdeu força.

Homem preso por ameaça de bomba diz que havia plano para estado de sítio

Em depoimento à Polícia Civil, o homem preso no sábado (24) por suspeita de ter colocado um explosivo no Aeroporto Internacional de Brasília, disse que a intenção dele e do grupo com quem estava era levar à intervenção militar e à decretação de um estado de sítio para “impedir a instauração do comunismo no Brasil”.

O suspeito, de 54 anos, foi preso após a Polícia Civil do Distrito Federal encontrar um explosivo em um caminhão na área do aeroporto. Foram encontrados mais cinco explosivos e munições em um apartamento alugado em Brasília.

Em seu depoimento à polícia, ao qual a CNN teve acesso, o homem conta que é do Pará e que foi para a capital federal após o segundo turno das eleições, portando diversos armamentos para se juntar ao grupo que se manteve acampado em frente ao Quartel General (QG) do Exército em protesto à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Filhos de Pelé postam foto no hospital: “Mais uma noite juntinhos com ele”

Kely Nascimento, filha de Pelé, postou uma nova foto neste domingo (25) com a família reunida no quarto onde o ex-jogador está internado, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

“Mesmo na tristeza temos só que agradecer. Agradecer por estar juntos, agradecer pelo carinho de todos vocês, agradecer por poder estar aqui agora com ele”, disse ela em sua publicação no Instagram.

“Feliz Natal. Muita saúde, muito amor, muita alegria, muitas gargalhadas e muita paixão, hoje e sempre, para todos vocês. Mais uma noite juntinhos com ele”, completou.

Click to comment

Envie seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *