Por Agência Redação AM – Asafe Augusto
O “Caso Dantas” que parecia ter esfriado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) teve um novo desdobramento nesta terça-feira (24), quando o deputado Serafim Corrêa (PSB) ingressou com um requerimento na Mesa Diretora da Aleam para que a Casa solicite uma cópia completa e sem edições do vídeo do depoimento do empresário Francisco Luiz Dantas da Silva ao Ministério Público de Contas (MPC).
Para Serafim o vídeo do depoimento ao MPC que vazou para a imprensa, gerou constrangimento e levou à demissão do ex-secretário da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Luiz Castro.
“Não precisa ser um investigador da polícia para saber de onde vazou esse vídeo, é o óbvio. E aí? Morreu o assunto? A honra do Luiz Castro não vale nada? O governo ficou calado, o TCE ficou calado, a Aleam ficou calada”, afirmou Serafim, ao completar afirmando que os dois depoimentos do empresário deveriam ser disponibilizados no YouTube.
O deputado Dermilson Chagas (PP) disse que o assunto não pode cair no esquecimento pois a empresa mantém contato com o governo mesmo após as graves denúncias. “Não se pode deixar isso de lado em ipotese alguma. Continua a mesma promiscuidade, a mesma farra. Já pedi para a presidente da Comissão de Educação para chamar o secretário de Educação para fazer questionamentos. A mesma máfia do Dantas continua lá (na Seduc)”, disse.
O empresário da Dantas Transportes também deu um depoimento aos deputados estaduais mas negou todas as graves denúncias de corrupção na Seduc que tinha declarado ao procurador de contas, Carlos Alberto, pai do vice-governador Carlos Almeida (PRTB).
Há pouco mais de um mês o empresário, que mantém, contratos com o Governo do Amazonas na área de transporte escolar relatou ao MPC a existência de “agentes políticos” que cobravam “mensalinho” de R$ 20 mil.
Consultada, a presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa, deputada Terezinha Ruiz (PSDB) disse, por meio da assessoria, que o vídeo da reunião dos deputados com o empresário está nas mãos do presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD).
Em nota, a Assembleia Legislativa informou à reportagem que o vídeo contendo as imagens da reunião entre o empresário Francisco Luiz Dantas da Silva, proprietário da Dantas Transportes, e deputados da Casa, foi devidamente encaminhado à presidência do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE).
De acordo com a nota da Assembleia, o Tribunal tem acesso ao material na íntegra, e está livre para dar os encaminhamentos que forem necessários.
Fonte: Portal Redação AM | redacaoam.com | Asafe Augusto

Envie seu comentário