Instituto CESAR promete apresentar muita inovação na II Feira do Polo Digital de Manaus

Instituto CESAR promete apresentar muita inovação na II Feira do Polo Digital de Manaus

Da Redação

O evento deste ano tem como tema “Manaus Inteligente” e ocorrerá entre os dias 15 a 17 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções, e promete agitar o ecossistema da região trazendo inúmeras novidades.

A II Feira do Polo Digital de Manaus, evento promovido pelo Codese Manaus (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus), visa reunir atores do ecossistema de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) digital da região Norte, com a finalidade de discutir conceitos e soluções na construção de soluções e serviços inteligentes à população, além de promover negócios e muito networking. Na ocasião, ocorrerão diversos debates, palestras, arenas temáticas, exposições nos estandes de órgãos públicos, empresas do setor privado e institutos de pesquisa, onde assuntos ligados às áreas de P&D, tecnologia e inovação serão relacionados.

Uma das empresas que terá um estande garantido no evento é o Instituto CESAR, que vai levar a sua equipe e apresentará novidades na trilha de Transformação Digital: o ICTd (Índice CESAR de Transformação Digital), TIL (Targeted Inovation Labs), consultorias em Transformação Digital. Além disso, eles também vão mostrar as mais recentes iniciativas de capacitação oferecidas pela CESAR School (a escola de inovação, que forma líderes, empreendedores e educadores), com cursos de extensão, especialização e mestrados profissionais em Engenharia de Software e Design, além de toda uma linha de formação executiva.

A participação do Instituto CESAR na II Feira do Polo Digital de Manaus é de extrema importância para o desenvolvimento inteligente da região, pois as iniciativas educacionais do CESAR apresentam grande relevância para o ecossistema local e nacional de tecnologia e inovação, uma vez que segundo dados da OCDE, o Brasil é um dos países que menos forma profissionais na área de tecnologia, engenharia e matemática. Apenas 17% das matrículas nas universidades brasileiras são em cursos do segmento – o que coloca o País atrás até de outras economias em desenvolvimento, como China (40%) e Índia (35%).

Na contramão, somos um dos países que mais consomem tecnologia. Dois em cada três brasileiros têm acesso à Internet, mais do que a média mundial. Além disso, gastamos mais tempo na internet do que os americanos (9,1 horas contra 6,3 horas, respectivamente).

O mercado de TI, que corresponde a 7% do PIB, demandará 420 mil novos empregos entre 2018 e 2024, segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). A falta de profissionais formados na área, contudo, dificulta o preenchimento das vagas. Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, sobram postos em TI em aberto.

CESAR apresenta o curso Gestão de Negócios na Era Digital

De acordo com Fred Arruda, CEO do Instituto CESAR, uma importante novidade que será apresentada à cidade de Manaus durante o evento, será o curso de GNED. “O GNED – Gestão e Negócios na Era Digital – é um curso para executivos interessados na Transformação Digital dos seus negócios, que aborda 8 eixos dessa transformação: Cultura e Pessoas, Modelos de Negócios, Consumidores, Processos, Inovação, Uso de Dados e Regulação, Adoção de Tecnologias Transformadoras, Concorrência. O GNED tem tido ótima aceitação em Recife e São Paulo, e esperamos fazer seu lançamento em Manaus durante a Feira”, explicou.

CESAR desde 1996, atualmente, além de CEO do Instituto CESAR, acumula experiências em empresas como Banco Banorte, Pitang, Tempest, Oi e DELL EMC, como também, atua como Conselheiro no Instituto Eldorado, Parque Tecnológico da UFRJ e IDG (Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e Museu Paço do Frevo em Recife).

Fred ainda pontuou que a participação do Instituto CESAR na II Feira do Polo Digital de Manaus é muito enriquecedora e importante para a instituição e para a região, considerando que Manaus destaca-se no cenário nacional de tecnologia e inovação e, devido a isso, é essencial desenvolver capacitação profissional nessas áreas.

“O CESAR nunca instala uma regional sem considerar seu envolvimento no desenvolvimento do ecossistema local de inovação. Manaus é estratégico para o desenvolvimento da inovação no país. Sendo assim, é estratégico para o CESAR. Portanto, estar presente em iniciativas tão relevantes como a Feira do Polo Digital de Manaus representa mais um passo em direção à concretização de nossa missão, que é de mudar a vida de pessoas e organizações”, finalizou.

Sobre o Instituto CESAR

Presente na cidade de Manaus desde 2014, o Instituto CESAR é um centro privado de inovação, com seus mais de 600 colaboradores, que desde 1996 utilizam Design e Tecnologias da Informação e Comunicação para solucionar problemas complexos.

O CESAR possui unidades espalhadas pelo Brasil (Manaus, Curitiba, Sorocaba, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro), como também, conquistando clientes em todo o mundo e nos mais diversos mercados – telecomunicações, eletroeletrônicos, automação comercial, financeiro, mídia, energia, saúde e agronegócios, dentre outros. Além de atuarem no desenvolvimento de soluções, nas áreas de educação e no empreendedorismo.