Eliminatórias dos Jogos Escolares do Amazonas chegam a Novo Airão

Eliminatórias dos Jogos Escolares do Amazonas chegam a Novo Airão

Com apresentações culturais e o maior número de participantes por região, 771 alunos atletas, foi dada a largada para as eliminatórias do Polo I dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), na noite desta quarta-feira (05/06), no Ginásio Municipal Luiz Jorge Ferrari, bairro Anavilhanas, no município de Novo Airão, distante 115 quilômetros de Manaus. A competição, que está na 42º edição, é realizada pela Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), em parceira com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM).

O titular da Sejel, Caio André de Oliveira, que está acompanhando a abertura de todos os polos, confirma que o sucesso do JEAs se deve à parceira com a Seduc-AM e as prefeituras de cada município em se esforçar para sediar.

“Quero parabenizar o prefeito Frederico Júnior pela coragem em receber a maior competição estudantil do Amazonas, e agradecer a Seduc-AM pela parceria que configura todo o sucesso do JEAs. Hoje estamos oportunizando, para os mais de 700 alunos presentes, uma chance de viver do esporte, de ser campeão e ter uma bela história a partir daqui”, comentou Caio ao ressaltar a boa expectativa sobre a competição. “Com toda essa empolgação e espírito esportivo expresso no semblante desses adolescentes, tenho certeza de que sairão grandes campeões daqui”, completou.

O coordenador de Educação Física e Artes da Seduc-AM, Joniferson Vieira, representando na solenidade o secretário Luiz Castro, falou da importância dos jogos para os estudantes. “Haver essa interação entre governo e município, esporte e artes, é essencial para a formação dos alunos. Não podemos esquecer que o JEAs contribui de forma incisiva na vida dos estudantes, é o momento mais esperado do ano por eles em cada calha do rio. Isso tudo é importante para eles, por isso o nosso empenho em desenvolver a competição da melhor maneira possível”, pontuou.

As eliminatórias do Polo I surpreendem em relação ao número de participantes. O município de Caapiranga bateu o recorde de participação já registrado, e participa com 100 atletas. Já Manacapuru conta com o segundo maior registro, 185. Iranduba compôs a delegação com 150 seguido da cidade sede, Novo Airão com 130. A delegação de Beruri, que não participava da competição há seis anos, se apresentou com um time de futsal masculino juvenil mais representantes para o xadrez, tênis de mesa e atletismo, somando 16 alunos.

A delegação campeã em participantes foi Presidente Figueiredo, com 190. A secretária de Esporte do município, Silvia Pacheco, que acompanha a delegação, elogiou a organização. “Tivemos alguns problemas até a chegada a Novo Airão, mas no fim, vai dar tudo certo. A Sejel, a Seduc-AM e o prefeito da cidade estão de parabéns ao entender que realizar essa competição para o público estudantil. Não é um gasto, mas um investimento”, concluiu.

FOTOS: Mauro Neto/Sejel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *